quarta-feira, 14 de abril de 2010

DISCIPLINA

Ainda no tema DISCIPLINA, gostaria de falar um pouco da forma como a Disciplina se apresenta em nossas vidas, e como a DISCIPLINA eh tratada hoje em dia.

Na sua origem acadêmica, a palavra disciplina, segundo o Aurelio, significa:

s.f. O conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem em qualquer assembléia ou corporação; a boa ordem resultante da observância desses regulamentos: a disciplina militar. / Submissão ou respeito a um regulamento. / Cada uma das matérias ensinadas nas escolas.

Incrível, não eh mesmo? Ate assusta quando escutamos alguém dizer disciplina, la vem aquele chato com essa estória, bla, bla ,bla... Hoje em dia, a disciplina esta fadada a chatisse, caretisse, demode, parece coisa do passado, não tem nada haver.
Parece que eh melhor não ter disciplina, a vida fica mais fácil, "relaxada" moderna!

Mas será isso mesmo?

Vamos pesquisar um pouco mais a origem dessa palavra; Sua origem eh latina e vem da mesma etimologia da palavra DISCIPULO, ou seja, aquele que segue.

Se olharmos a palavra dessa forma, pela sua origem, vemos que disciplina não pode ser uma coisa imposta, ela so pode acontecer quando existe uma conexão entre, aquilo que vc segue e você mesmo, so ai ela desperta e faz algum sentido em nossas vidas, caso contrario, vira obrigação, imposição. Eu mesmo posso dizer, que já enxerguei a DISCIPLINA dessa forma, mas hoje, ela soa, ecoa, vibra, de uma forma muito diferente na minha vida.

Vejo que existem diversas esferas de disciplina, desde aquela mais ampla ate as mais sutis, vejamos dessa forma;

Imagina uma disciplina em comum, que todos temos, como por exemplo, escovar os dentes. Cada um tem uma hora certa para escovar os dentes, tentamos escovar naquela hora, temos a disciplina de escovar os dentes de cima para baixo, de um lado para o outro, gargareja 3 X e assim vai. Escovar os dentes então, pode ser uma forma mais ampla da palavra, pois todos escovamos os dentes, temos essa disciplina, simples e diária.Mas se observarmos a forma que escovamos os dentes, essa pode ser considerada uma esfera menor, mais sutil, naquela ação de esfregar os dentes, de cima para baixo e de um lado para outro, isso exige muita DISCIPLINA também, mas não esta explicito não enxergamos essa disciplina naquela ação, mas ela esta la. Enquanto fazemos uma coisa simples, de um hábito diário, que todos fazemos, nem percebemos o quanto isso envolve, exige, disciplina.

O bom eh o resultado desse esforco diário, ele aparece la na frente, quanto mais disciplina mais recompensador ele será, dentes fortes, duradouro e sem dores de dentes, um investimento a longo prazo.


Sabendo disso, começo a perceber que a disciplina está presente em todas as ações que tomo, que ela esta ligada a consciência, e que com ela, posso me conectar com o presente de uma forma diferente, mais ampla, como um canal de sintonia fina entre o que faço e o momento que estou fazendo. Sintonia em me mover em direção aquilo que deve ser feito e "faze-lo"!

Namaste,
Schima paz e amor

4 comentários:

  1. Agora no meu dicionário disciplina = não é algo imposto, ela acontece quando existe uma conexão entre, aquilo que vc segue e você mesmo, so ai ela desperta e faz algum sentido em nossas vidas.
    Adorei!!!
    Beijinhos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  2. Show!!!! sem sombra de dúvida prefiro viver a disciplina da forma como vc colocou. É mais prazeroso, leve, significativo, presente e não como está no Aurélio pesado,IMPOSTO... urgh!!! tô fugindo disso. enfim... vou me sentir mais entusiasmado em praticá-la à partir desse ponto de vista!!!!!
    Valeu Alex
    namaste

    ResponderExcluir
  3. Who s back!!! Muito bom ter posts novos aqui Ale!

    Lembrando o que disse Iyengar: De que adianta vc levantar todos os dias as 3 da manha para praticar yoga e depois passar todo o resto do dia de mal humor pq levantou as 3 da manhã?

    Existe um linha muito tenue entre deixar-nos levar pela nossa consciencia inferior para o caminho da preguiça e do não movimento, e aplicarmos uma diciplina imposta, que não estamos preparados ainda, aonde na verdade fazemos pelos outro e não por nós mesmos.

    Trabalhemos isso com amor. Yoga é equilíbrio!

    Abçsss!

    ResponderExcluir
  4. psor? é vc? eu tava procurando coisas sobre ashtanga e me deparei com seu delicioso blog...olhei a foto e vi seus olhos...inconfundíveis..ou me confundi?

    ResponderExcluir